Compreender onde a IA pode apoiar a prática clínica e onde ela não deve substituir o julgamento profissional, reconhecendo os limites de chatbots, aplicativos de autoajuda e outras soluções digitais em situações de sofrimento psíquico.
Para profissionais de saúde mental que querem se atualizar em IA e tecnologia sem abrir mão da ética e da clínica
Se você já atua ou quer atuar em saúde mental e sente que a onda da inteligência artificial e das tecnologias digitais está mudando o seu trabalho, esta formação foi pensada para você.
- ✔ Psicólogos(as), psiquiatras e demais profissionais de saúde mental que desejam compreender como IA, apps e plataformas digitais impactam o setting clínico, o vínculo e as formas de sofrimento psíquico.
- ✔ Profissionais que atuam em serviços de saúde, CAPS, clínicas-escola, consultórios privados, hospitais ou saúde corporativa e precisam se atualizar em saúde mental digital, teleatendimento, dados e IA.
- ✔ Quem participa de pesquisa, ensino ou gestão em saúde mental e quer dialogar com equipes de tecnologia, inovação e dados, sem perder de vista os fundamentos clínicos e éticos.
- ✔ Profissionais preocupados com o futuro da profissão que desejam não apenas “sobreviver” à IA, mas liderar projetos de uso responsável de tecnologias digitais em saúde mental.
Você aprende a conversar com desenvolvedores, gestores e equipes de dados, compreendendo riscos, limites e possibilidades das ferramentas — sempre com o paciente no centro.
Resultados concretos: da clínica ao projeto de IA em saúde mental
Mais do que entender conceitos, você será preparado(a) para tomar decisões responsáveis no uso de IA e tecnologias digitais em diferentes contextos de cuidado.
Deixar de depender apenas do marketing das empresas para decidir se adota ou não uma solução. Você aprende a avaliar evidências científicas, riscos éticos e efeitos clínicos de apps, plataformas e modelos de IA aplicados à saúde mental.
Saber o que fazer quando o paciente chega com um “diagnóstico” de IA ou usando aplicativos de saúde mental por conta própria — integrando essas experiências ao processo clínico, sem demonizar a tecnologia e sem terceirizar o cuidado.
Entender o que está em jogo ao usar prontuários eletrônicos, sistemas de monitoramento e ferramentas baseadas em IA com dados de saúde mental, articulando privacidade, ética profissional e regulação.
Desenvolver repertório para atuar em equipes que investigam, desenham ou implementam soluções em saúde mental digital, construindo pontes entre clínica, neurociências e tecnologia.
Posicionar-se como referência em uso responsável de IA em saúde mental, ganhando relevância em instituições, serviços e projetos que já estão lidando com essas transformações.
Ética, privacidade e governança de IA aplicadas ao cuidado em saúde mental
Governança de IA aqui não é um jargão abstrato: é a capacidade de tomar decisões responsáveis sobre o uso de algoritmos, dados e ferramentas digitais em contextos de vulnerabilidade psíquica.
IA a favor da saúde mental, não no lugar do cuidado
Ao longo da pós, você será preparado(a) para reconhecer oportunidades e limites da inteligência artificial em saúde mental, compreendendo como algoritmos são treinados, quais vieses carregam e como isso pode impactar decisões clínicas, acesso a serviços e acompanhamento de pacientes.
Em outras palavras, você aprende a usar IA a favor da saúde mental, sem transformar o paciente em dado descartável nem delegar o cuidado a sistemas opacos.
Da base em saúde mental à ética, privacidade e IA aplicada
A programação foi desenhada para integrar fundamentos clínicos, cultura digital, ferramentas computacionais e governança de IA em saúde mental.
Módulo 1 – Fundamentos Neurobiológicos da Saúde Mental
Compreensão das bases neurobiológicas dos transtornos mentais, integrando neuroanatomia,
neurotransmissores, genética, neuroplasticidade e sua relação com respostas a tratamentos
farmacológicos e psicoterapêuticos.
Docente: Dra. Géssica Peres
Módulo 2 – Neurociência do Comportamento Digital
Investigação de como a interação intensa com tecnologias digitais, redes sociais e sistemas
algorítmicos modifica a arquitetura e a dinâmica cerebral, trazendo ganhos adaptativos e
riscos à saúde mental, cognição e bem-estar subjetivo.
Docente: Dr. Eduardo José Legal
Módulo 3 – Tecnologia Digital e Subjetividade
Análise dos impactos da cultura digital na construção da subjetividade, identidade e novas
formas de sofrimento psíquico, considerando redes sociais, gamificação, avatares, algoritmos
e perspectivas éticas e críticas da era digital.
Docente: Esp. Karla Santos
Módulo 4 – Fundamentos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
Princípios fundamentais de IA, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e
IA generativa aplicados à promoção da saúde mental, com discussão de usos, limites e desafios
éticos em contextos clínicos, institucionais, legais e sociais.
Docente: Me. Ewerton Eyre de Morais Alonso
Módulo 5 – Aplicações de IA em Saúde Mental
Estudo de ferramentas, modelos e aplicações de IA para avaliação, diagnóstico, intervenção
e monitoramento clínico em saúde mental, com análise crítica de riscos, dilemas éticos e
possibilidades de integração na prática profissional e em políticas públicas.
Docente: Me. Gabriel Fernandes Camargo Rosa
Módulo 6 – Neurociência e Interface Cérebro-Tecnologia
Fundamentos neurocientíficos das interfaces cérebro-máquina, tecnologias de aquisição e
processamento de sinais neurais, aplicações em reabilitação, próteses, comunicação e
realidade virtual, além de desafios e implicações éticas da neurotecnologia.
Docente: Dr. Fabiano Vargas da Costa
Módulo 7 – Interfaces entre Tecnologias Digitais, Psicofármacos e Neurointervenções
Integração entre psicofarmacologia, ferramentas digitais e neurotecnologias, abordando
monitoramento digital, neurointervenções e aspectos éticos, legais e regulatórios de
abordagens terapêuticas inovadoras em saúde mental.
Docente: Dra. Melissa Talita Wiprich
Módulo 8 – Tendências Emergentes em Saúde Mental Digital
Discussão crítica sobre tendências digitais em saúde mental, realidades imersivas, big data,
ética, ferramentas de monitoramento, prevenção e intervenção, e propostas inovadoras para
integração de novas tecnologias em diferentes contextos de cuidado.
Docente: Me. Gabriel Fernandes Camargo Rosa
Módulo 9 – Clínica Digital e Intervenções Práticas
Planejamento, condução e avaliação de intervenções em saúde mental no contexto digital,
incluindo protocolos de teleatendimento, intervenções baseadas em evidências, uso de
aplicativos e análise de casos clínicos adaptados ao ambiente online.
Docente: Me. Gabriel França
Módulo 10 – Telessaúde e Plataformas Digitais
Recursos, estratégias e legislações da telessaúde em saúde mental, avaliação de plataformas,
segurança de dados, privacidade e modelos de negócio, bem como integração entre atendimentos
virtuais e presenciais.
Docente: Dra. Géssica Peres
Módulo 11 – Gestão e Programas em Saúde Mental Digital
Princípios para integrar tecnologias digitais e IA à gestão e programas em saúde mental,
abordando governança, privacidade (LGPD), segurança de dados, inovação, melhoria contínua
e tendências futuras em serviços digitais.
Docente: Me. Ewerton Eyre de Morais Alonso
Módulo 12 – Tecnologia, Inclusão e Saúde Mental na Sociedade Digital
Análise das dimensões sociais, políticas e éticas da tecnologia em relação à saúde mental,
incluindo divisão digital, acessibilidade, inclusão, políticas públicas e tecnologia como
instrumento de justiça social.
Docente: Esp. Jaqueline Oliveira
Módulo 13 – Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica
Fundamentos da pesquisa científica aplicada à saúde mental e tecnologia, delineamentos de
pesquisa, elaboração de projetos, busca e organização de referências, escrita científica
e princípios éticos em pesquisa.
Docente: Dra. Melissa Talita Wiprich
Módulo 14 – Intervenções Digitais Baseadas em Evidências
Apresentação das principais intervenções digitais em psicologia clínica e saúde mental, sua
fundamentação científica, evidências de eficácia, measurement-based care, monitoramento digital
e formas de integração responsável à prática clínica.
Docente: Me. Júlio Cézar Gonçalves do Pinho
Uma pós pensada para quem já atua em saúde mental e vive a rotina do cuidado
A metodologia combina encontros ao vivo, conteúdos gravados, materiais de apoio e acompanhamento estruturado, respeitando o seu ritmo e a sua realidade de trabalho.
APRENDIZADO PERSONALIZADO
Você aprende no seu ritmo, sem pressa e sem pressão.
FLEXIBILIDADE
Formação que se adapta à sua rotina.
INSPIRAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Aplicação real que impacta sua prática.
ACESSIBILIDADE
Educação de qualidade para todos.
CONHECIMENTO CONTÍNUO
Aprendizado que segue evoluindo.
PROFESSORES ESPECIALIZADOS
Mestres e doutores com atuação clínica.
CERTIFICAÇÃO RECONHECIDA
Qualidade e validade institucional.
Estrutura pensada para suporte, prática e continuidade
Os diferenciais a seguir fazem parte da proposta já estruturada do curso.
Certificação
Certificado pelo MEC.
Aulas
Ao vivo e gravadas, com cronograma em segundas e quartas.
Acesso à Plataforma
Conteúdo organizado em ambiente digital.
Comunidade
Espaço para troca com colegas e professores.
Suporte Acadêmico
Atendimento humanizado pela equipe Vivaion.
Acesso Estendido
Acesso ao conteúdo por 18 meses, mesmo após concluir.
Estude com mestres e doutores que vivem a interseção entre clínica, pesquisa e tecnologia
Nosso corpo docente é formado por mestres e doutores com ampla experiência clínica e acadêmica.
Psicóloga, Doutora em Medicina e Ciências da Saúde, com atuação em neurociências aplicadas à saúde mental.
Psicólogo, Doutor em Psicologia Experimental (USP), pesquisador em funções executivas e saúde mental.
Psicóloga especialista em Neuropsicologia e Psicopatologia da Infância e Adolescência.
Mestre em Ciência da Computação, com mais de 25 anos de docência e experiência em tecnologia e dados.
Psicólogo, Mestre em Psicologia, com experiência em saúde mental e políticas públicas.
Biomédico, Doutor em Ciências Biológicas, com experiência em pesquisa biomédica e biologia molecular.
Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, com ampla experiência em pesquisa clínica.
Psicólogo clínico em TCC, Mestre em Psicologia e doutorando em Neurociências.
Psicóloga com vasta experiência na área infanto-juvenil.
Psicólogo, Mestre em Psicologia, pesquisador em tecnologias e inteligência artificial aplicadas à clínica.
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